Reginaldo Artes

Caixa de texto: MÓDULOS CLONES®



Transparência X Opacidade
Ferro e papel rígido - 2 módulos de 39 x 15 x 25 cm  –   Reginaldo Leite, 2002
Um dos módulos é uma escultura transparente e aberta à penetração visual, sendo composto por duas peças, construído com a utilização do método de soldagem direta em hastes de ferro de 5 mm, polidas e com processo de oxidação interrompido.
O segundo módulo é uma escultura fechada à penetração visual, também composto com duas peças, construído com papel de sólida rigidez com 2 mm de espessura, utilizando o método de colagem direta e pintado de branco. 
As esculturas que tradicionalmente se apresentavam como sólidas, maciças e fechadas à penetração visual, passaram a ter novas possibilidades com as experiências do método construtivista da transparência - a “idéia do vazio” como estrutura ativa da obra, e na arte contemporânea os exercícios de volume virtual permitem uma grande gama de variações para experimentação da transparência. Na linguagem escultórica construtivista e suas derivações concretistas e neo-concretistas, transparência enseja a possibilidade de visualização interna, vazada e traspassada da escultura, e o maciço, ao contrário, permite somente a visualização do seu exterior.
A relação seria entre transparência X maciço, mas o detalhe importante a se destacar são as características das peças do módulo fechado à penetração visual que não são maciças, mas sim, ocas, daí a relação da transparência X opacidade.
A composição inicial e original dos MÓDULOS CLONES® reflete o conceito do título, sempre respeitando cada módulo como uma cópia do outro, ou seja, tanto os módulos transparentes quanto os opacos encontram-se na mesma posição, como um desenho no espaço guardando perfeita simetria entre os volumes.
Mas, como as peças possuem movimento e liberdade, permitem uma multiplicidade de composições, ou seja, a obra é aberta à subjetividade, uma abertura cujo desdobramento permite aceitar a participação do contemplador, mentalmente através da imaginação ou mesmo fisicamente através de uma ação real, possibilitando a manifestação de uma expressão pessoal em cada composição renovada.
A abstração geométrica, a multiplicidade, o movimento, a subjetividade que destaca a ação do sujeito, a liberdade da relação entre os conceitos idealizados pelo artista e o sentimento do observador presentes na obra, retomam um momento neo-concreto revisitado com uma visão da arte atual e contemporânea, embarcando numa tendência que hoje vem sendo cada vez mais experimentada no meio artístico nacional.
Texto de Reginaldo Leite
Vitória-ES  outono/2002